-
Arquitetos: IDOM
- Área: 4157 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Iñaki Bergera
Descrição enviada pela equipe de projeto. A inovação sempre esteve presente na SAICA, é uma parte importante de seus valores e marcou seus momentos mais notáveis. Situada no coração de sua atividade, produz ideias para os demais departamentos. Assim, desde o início, consideramos que o projeto do Centro de PD&I da SAICA tinha que ser inevitavelmente inovador. Esta inovação tomou forma em diferentes áreas:
Na função: através de layouts de trabalho abertos, forma ideal de superfície/perímetro, um núcleo central como espaço informal de reunião e comunicação, máxima flexibilidade e equipamento tecnológico;
Em Sustentabilidade: é um edifício com emissões próximas a "0", no qual foram utilizadas estratégias passivas (isolamento térmico máximo, proteção solar através de beirais e elementos horizontais) e estratégias ativas (energia geotérmica com sistema de recuperação de calor ativo, estrutura termoativa através de sistemas TABS, indutores para reforço do ar condicionado);
Nos materiais: foram utilizados materiais com alto percentual de elementos reciclados, baixa emissividade e alta tecnologia (sistema Halfen de ruptura de ponte térmica).
O projeto do edifício foi desenvolvido com base na seguinte estratégia: Compacto e Modular. A forma básica do edifício é a ideal para resolver o programa de necessidades em dois andares: um retângulo de 2.000 m2 no térreo para abrigar todo o programa do laboratório, e outro retângulo de 1.195 m2 no primeiro pavimento para abrigar o National Design Center, além dos escritórios e salas de reunião dos laboratórios. O volume, com lados retos (para facilitar a colocação de móveis e equipamentos de laboratório), é dividido em alinhamentos de 6 metros cada (sendo 6 múltiplo de 0,2 m, 0,3 m, 0,4 m, 1 m, 1,2 m e 1,5 m, facilitando a modulação em divisões menores para divisórias, forros, cortinas, etc.). Além disso, esse retângulo tem um núcleo central, um ponto de encontro e comunicação para todo o edifício e os funcionários, o que centraliza as comunicações verticais e horizontais, reduzindo o número de corredores. Também pode ser utilizado como um espaço para reuniões informais. Este núcleo permite a entrada de luz e natureza no edifício e é um espaço simbólico da SAICA que incorpora elementos da identidade da empresa.
Ordem. Edifício único, mas com usos diferenciados: Laboratórios, no térreo, com fácil acessibilidade de materiais e equipamentos, associados à tecnologia e ao rigor. Fachada com maior privacidade e ordenamento.
National Design Center, no primeiro andar, com um tipo de trabalho mais associado à criatividade. Os escritórios e salas de reunião dos laboratórios também estão localizados neste andar. Fachada mais aberta e dinâmica.
Envoltório e caracterização: O envoltório do edifício, sustentável, compatibiliza a iluminação natural, a transparência e a proteção contra o sol, por meio de amplas coberturas e elementos de proteção solar, capazes de se adaptar e sombrear nas quatro orientações. Fornece uma imagem tecnológica e corporativa associada à SAICA, sua produção (papel e papelão ondulado) e seus elementos identitários.